10 de abril de 2011

Noiva saudável!


Antes de começar qualquer dieta precisamos colocar ordem na casa. E a primeira coisa a fazer é equilibrar o intestino. Caso este esteja com qualquer tipo de desequilíbrio, não vai adiantar seguir um plano alimentar, pois você não vai conseguir absorver nenhum nutriente. É no intestino que os alimentos são digeridos ou finalizados e absorvidos. Caso o seu não esteja íntegro para realizar essas funções, esqueça.
O intestino é a nossa primeira barreira imunológica: se houver um desequilíbrio na microbiota (bactérias do intestino), seu sistema de defesa fica “deprimido”, o que resulta em maiores chances de você cair doente – e, convenhamos, a essa altura do campeonato, é tudo que você NÃO quer, certo?!
Apenas para ilustrar, o intestino possui dez vezes (10!!!) mais bactérias e 100 vezes mais material genético que o número total de células no organismo. Você deve estar pensando “que horrível!”. Mas não é. Pelo contrário, essas bactérias são as nossas principais protetoras, pois ajudam o trânsito intestinal e a imunidade, produzem substâncias anti-inflamatórias, vitaminas e absorvem nutrientes. Estudos recentes mostram que elas possuem inclusive um papel importante no combate à obesidade.
Como cuidar do intestino?
O primeiro passo após identificar esse desequilíbrio é retirar os alimentos que são fonte de energia para bactérias patógenas (ruins), como açúcar simples, carboidratos refinados, gordura saturada, alimentos fermentados, excesso de álcool… Na contramão, abuse dos alimentos que são substratos para nossas bactérias boas, chamadas de probióticos: verduras, legumes, cereais integrais e “gorduras saudáveis”, como o ômega 3, encontrado no salmão, linhaça, azeite, abacate, castanhas e leguminosas.
Outro produto interessante é o suco de Aloe Vera, que é rico em enzimas digestivas, modula a produção de ácido clorídrico pelo estômago, contém polissacarídeos com ação reparadora (cicatrizante) da mucosa gástrica e intestinal, além da ação antioxidante e anti-inflamatória. Mas atenção: tem que ser o suco industrializado! Não é para fazer em casa, pois a planta em si tem substâncias tóxicas, das quais somente os sucos industrializados são livres.
Em alguns casos, é necessário repor as bactérias boas do intestino com um suplemento de probióticos. Mas cada tipo de bactéria exerce uma função diferente, portanto, é importante uma consulta médica para saber qual a melhor para o seu caso. Então não perca tempo e comece a cuidar do seu intestino hoje mesmo!
 (Karina Al Assal  - Nutricionista)
Beijocas, Marina ♥

Nenhum comentário: